segunda-feira, 30 de novembro de 2020

RUA DOS OPERÁRIOS - No "centro nervoso" da cidade, nasceu com a chegada da ferrovia.

 


Neste belíssimo registro vemos a Estação Ferroviária ao fundo e a Rua dos Operários à direita da foto.
 Em primeiro plano vemos o bonde de tração animal que substituiu o trem da Estrada de Ferro Guararense. Partia ao lado do casarão da família Farhat, onde hoje está o prédio da prefeitura - Foto de nosso acervo. 



Acima e abaixo, belíssimos registros fotográficos em épocas distintas, onde vemos a Rua dos Operários em festa - Foto de nosso acervo. 



Neste antigo e belo registro a Estação Ferroviária vista no encontro da Rua dos Operários com a Praça Vicente Bianco, onde podemos observar as ruas ainda sem calçamento. Destacamos o ponto comercial "Viuva Salomão & Filhos" da família David, localizado bem próximo à estação. Ali fabricavam açúcar refinado, sabão e fermento. Era também ponto de armazenamento para exportação de produtos locais, como café, arroz e açúcar.
Foto cedida por João Batista Marques Souza.


Mais um belo registro fotográfico da Rua dos Operários vendo-se todo o movimento do pátio ferroviário. 
Foto cedida por Maria Eliza Galil Mendes.



Belíssimo registro fotográfico da Rua dos Operários vendo-se os primeiros automóveis em nossa cidade e a Estação Ferroviária ao fundo - Foto cedida por Marco Aurélio Baptista da Silva Matos.




Registro do grande movimento de pessoas em frente à entrada das Oficinas da Leopoldina Railway, no início da Rua dos Operários. 
Foto cedida por Marco Aurélio Baptista da Silva Matos.


Belo registro fotográfico da Rua dos Operários vendo-se a estação ferroviária ao fundo. 

Foto cedida por Marco Aurélio Baptista da Silva Matos.



Todo o romantismo da Rua dos Operários neste belíssimo registro cedido por Fernanda Henriques.




Abaixo, mais três registros fotográficos da Rua dos Operários ainda na época dos trens.  
Fotos de nosso acervo.






Registro fotográfico mais recente da Rua dos Operários, mas ainda dos tempos da ferrovia, vendo-se a estação ferroviária ao fundo. 
Foto cedida por Paulo Nunes.



Acima e abaixo, registros fotográficos mais recentes da Rua dos Operários, mas ainda dos tempos da ferrovia e das oficinas. Dia festivo de desfile de 7 de setembro, vendo-se a estação ferroviária ao fundo. 
Foto cedida por Angélica Rebouças.



Em mais um belo registro, vemos à esquerda o terreno onde hoje está o prédio da prefeitura, as oficinas da RFFSA, a estação e a Rua dos Operários, à direita. 
Foto de nosso acervo.




Nas três fotos abaixo, registros da Rua dos Operários na década de 1980. 
Foto de nosso acervo.





Um comentário:

  1. Lúcia Abdenur
    Vejo numa das fotos a loja da família David.. Ainda recordo do cheiro do armazém e lembro também que vendiam fumo de rolo ( eu, na época deveria ter uns 5 anos e achava super engraçado “aquela corda"

    ResponderExcluir