quarta-feira, 17 de agosto de 2022

A História em Fotos da RUA GETÚLIO VARGAS - Rua Quinze - e da PRAÇA QUINTINO BOCAIUVA.

Interessante "Ontem & Hoje" da Praça Quintino Bocaiuva, no início da Rua Getúlio Vargas. Acima, belíssima foto do acervo de Jussara Lamha Braz onde podemos ver a rua sem calçamento.

Abaixo, o mesmo ângulo em registro de agosto de 2022.



Mais um interessante "Ontem & Hoje" da Praça Quintino Bocaiuva, no início da Rua Getúlio Vargas. Acima, outra belíssima foto do acervo de Fernanda Henriques onde podemos ver a rua ainda sem calçamento.

Abaixo, o mesmo ângulo em registro de agosto de 2022.



Abaixo, mais um "Ontem & Hoje" da Praça Quintino Bocaiuva, no início da Rua Getúlio Vargas. 

Acima, na bela foto de nosso acervo, ruas sem calçamento nos tempos da Villa de Bicas, em que aquele espaço público ainda sem urbanização tinha o nome de "Largo de São Francisco". Segundo nosso amigo Ozório, em um daqueles três prédios de fachada idêntica - no centro da foto - funcionou o primeiro cinema de Bicas, um Cinema Mudo.

Abaixo, o mesmo ângulo em registro feito 2012.
Abaixo, o mesmo ângulo em registro feito em agosto de 2022.



A página “Bicas – História em Fotos” desvenda hoje a história em fotos da Rua Pres. Getúlio Vargasmais conhecida como Rua Quinze – e da Praça Quintino Bocaiuva, cujo registros fotográficos mais antigos, dos tempos da VILLA DE BICAS, ainda citam o espaço da praça como Largo de São Francisco.

Um fato interessante em nossas pesquisas foi não encontrar registros oficiais sobre o antigo nome da Rua Pres. Getúlio Vargas – “Rua Quinze”.

Foi preciso então bater um papo descontraído com os amigos Ozorinho, Hélio Mendes, Rominho, Antônio Carlos - Boia - e João Gonze para conhecer um pouco mais desta história...

E QUE HISTÓRIA!

Segundo nosso amigo Ozório Guarnieri - o Ozorinho, um dos mais antigos moradores da rua - muitos já tentaram descobrir a origem do nome, sem sucesso.

Romualdo Antônio Filho - o Rominho - e Hélio Mendes trouxeram como novidade o seguinte dito popular: de que o nome se devia a um antigo morador, o famoso Sr. Quinzinho; pai do Jarbas (o Jarbinha), do Joel, da Joélia, do "Pinguim" e da Soninha. Ou seja, era a rua do Quinzinho - a Rua Quinze.

Mas João Gonze esclareceu as dúvidas lembrando que a rua foi inaugurada no dia em que se comemora a proclamação da república – 15 de novembro – recebendo oficialmente o nome de “Rua Quinze de Novembro”, tendo seu nome alterado posteriormente para Rua Pres. Getúlio Vargas.

O assunto sobre a "Rua Quinze" rendeu e Ozorinho nos trouxe outra novidade! Lembrou de Feris Neira, proprietário do primeiro cinema de Bicas, um “Cinema Mudo” que ficava na praça. Disse ter frequentado o cinema e que, enquanto o filme era apresentado, existia uma pianista realizando o "fundo musical".

Ozorinho citou também o Sr. João Guimarães – conhecido como João Velho - dono da fábrica de fermento “Sem Rival”, que funcionava no local onde hoje está a casa em que reside o Gilson Lamha Filho. Sr. João tinha uma filha professora, Dna. Ione.

Por fim, Ozorinho lembrou que a Rua Quinze foi a primeira via de acesso à São João Nepomuceno, seguindo por estrada de terra, passando por onde hoje está situado o Bairro Gilson Lamha.

E assim vamos desvendando as histórias de nossa querida cidade de Bicas.

Quem tiver mais novidades para acrescentar a essa bela história, é só deixar um comentário no final desta matéria que publicaremos aqui!





Outro interessante "Ontem & Hoje" da Praça Quintino Bocaiuva, no início da Rua Getúlio Vargas. Acima, belíssima foto de nosso acervo, com o espaço público ainda sem urbanização.

Abaixo, o mesmo ângulo em registro feito em agosto de 2022.





Outro interessante comparativo da Praça Quintino Bocaiuva, no início da Rua Getúlio Vargas e da Rua Dr. Levindo Coelho. Acima, belíssima foto de nosso acervo.

Abaixo, o mesmo ângulo em registro de 2012.








Mais um interessante comparativo. Acima, belíssima foto de nosso acervo onde vemos da Rua Dr. Levindo Coelho ainda sem calçamento.

Abaixo, o mesmo ângulo em registro de 2012.





Acima e abaixo, dois belos registros da Praça Quintino Bocaiuva no ano de 2012.











Acima e abaixo, interessante comparativo da esquina da Rua Getúlio Vargas com a Rua Péricles de Mendonça.

Abaixo, a mesma esquina por outro ângulo neste antigo registro.



Para encerrar, acima, a residência que existia no final da Rua Péricles de Mendonça, demolida para a abertura da Rua Dona Miquelina, destacada na foto abaixo, no mesmo ângulo.


17 comentários:

  1. Obrigada por mais um post excelente sobre nossa cidade! Meus bisavós, Sebastião e Amelia moraram numa das casas à direita de onde se situava o “cinema mudo”. Em frente à praça. Minha mãe possui algumas fotos da família, na praça, provavelmente da década de 40. Infelizmente não tenho cópias para compartilhar contigo.
    Fernanda Henriques

    ResponderExcluir
  2. Na foto antiga da rua Quinze, a casa da esquerda era dos meus avós. João Velho Guimarães e Cecília de Andrade Guimarães.
    Cecilia Borges

    ResponderExcluir
  3. A pracinha, a casa do Monteiro...
    Soraia Lagrota

    ResponderExcluir
  4. Linda foto!!! Atualmente meu irmão Gilson mora na casa à direita da praça.
    Jussara Lamha Braz

    ResponderExcluir
  5. Excelente resgate da história da Rua Quinze. Seja a origem de seu nome devido à Proclamação da República, ou pela memória de seu Quinzinho, muito válido o registro. Parabéns Amarildo.

    ResponderExcluir
  6. Lindas fotos,saudades da minha terra natal!!

    ResponderExcluir
  7. Minha amada rua 15!!!
    Hudsonina Sarto

    ResponderExcluir
  8. Que tristeza, ao longo dos anos fomos perdendo nossas referências históricas. Quantos imóveis belíssimos foram demolidos. Será que o progresso não pode conviver com a beleza do passado? Quantas cidades que foram preservadas vivem do turismo histórico. Enquanto as cidades medievais européias são habitadas, atraem e encantam os turistas com suas arquiteturas, nós só temos as fotos.
    Do passado o que sobreviveu: a fachada do Bicas Hotel, o Clube Biquense, Igreja Matriz.
    Regina Rossi

    ResponderExcluir
  9. O cinema era do Feres Neira. Existe uma foto do dia da inauguração. Movimentou a Rua 15 de Novembro com as pessoas na rua e a banda de música. É parte da nossa história, no começo da década 1920.
    Regina Rossi

    ResponderExcluir
  10. Na foto antiga da rua Quinze, a casa da direita era dos meus avós. João Velho Guimarães e Cecília de Andrade Guimarães.
    Cecilia Borges

    ResponderExcluir
  11. Cecilia Borges, me lembro bem deles.
    Therezinha Borges

    ResponderExcluir
  12. Fiquei sabendo, através de um tio, Luiz Gonzaga F. Alhadas, morador na rua "15" desde criança, que essa rua passou a se chamar Pres. Getúlio Vargas, por um decreto. Que toda cidade deveria ter uma rua ou avenida com seu nome. Acretido que seja verdade vindo de quem era.
    Emmanuel Motta Rodrigues

    ResponderExcluir
  13. Minha mãe morou nessa rua" Hoje ela tem 96 anos, Olga Guarnieri da Cruz.
    Jescilene Modesto

    ResponderExcluir
  14. Linda história de Bicas, com lindas fotos!
    Dora Castro Barbosa

    ResponderExcluir
  15. Saudades da infância!
    Dilza Almeida

    ResponderExcluir