A IMPORTÂNCIA HISTÓRICA DA ESTAÇÃO FERROVIÁRIA E DA FERROVIA
PARA O NASCIMENTO DE BICAS.
Para escrever sobre a importância histórica da Estação e da Ferrovia para o nascimento de Bicas torna-se fundamental destacar o PRIMEIRO RELATÓRIO DA ESTRADA DE FERRO UNIÃO MINEIRA. São 28 páginas de uma maravilhosa história onde o que mais despertou minha atenção foi o "Relatório do Eng. Pedro Betim Paes Leme" discorrendo sobre todas as informações dos trabalhos por ele realizados até aquela etapa da grandiosa obra. E lá na página 19, para mim, a mais importante de todas as informações: o registro de uma decisão crucial para o surgimento daquela que seria a cidade de Bicas!
Relata Pedro Betim Paes Leme:
"...A Estação terminal dessa primeira
seção, cujas obras se acham adjudiciadas, não pôde ser colocada no Arraial do
Espírito Santo (hoje Guarará), como era nossa intensão e mais ardente desejo.
As dificuldades desse traçado por um lado e as condições de um mais fácil
prolongamento para São João (Nepomuceno), a que tínhamos que atender, por outro
demoveram-nos do primeiro intento, obrigando-nos a designar para essa
estação o lugar denominado Taboas (nasce
Bicas).
A cerca de 2 kilometros do arraial do
Espírito Santo é esse o lugar que mais se presta ao prolongamento de nossa
linha, qualquer que seja a direção que nos aconselhem os estudos, a que estamos
procedendo.
As grandes dificuldades da Serra das
Bicas, que temos que descer para chegar a São João se multiplicariam, se não se
tornassem insuperáveis com a escolha de outro qualquer ponto".
O Eng. Pedro Betim Paes Leme decidiu então construir a estação no "lugar denominado Taboas", decidindo ele também nominá-la "BICAS", aí sim, por causa da Serra das Bicas.
Fica a pergunta: E se os governantes da Villa do Espírito Santo (Guarará) - a qual o "lugar chamado Taboas" pertencia - tivessem "batido o pé" exigindo que fosse este o nome da estação, Bicas existiria?
Este documento pode ser visto na íntegra aqui na página
acessando o link abaixo:
https://otremexpresso.blogspot.com/2016/06/primeiro-relatorio-da-estrada-de-ferro.html
Outra prova do valor histórico e cultural da Estação
Ferroviária e da própria ferrovia para Bicas é o trecho do Diário de Dom Pedro
II, vol. 25, de 27 de abril de 1881(aª fa), copiado de José Carlos Barroso –
Cessão Marcus Granado). Dom Pedro II andou na União Mineira passando por Bicas,
em 1881:
-"(...) 5 ½ Acordei. Vou ler.
Saio às 7h. Caminho conhecido até Serraria. Cheguei às 8 ¾ a Juiz de Fora. A
cidade tem aumentado muito. Bela avenida com bonitas casas que devem arborizar.
Almocei numa destas que é do Barão de Cataguazes. Partida do trem às 11h 10'.
Nada de novo até Serraria. Aí entramos no trem da estrada de ferro da União
Mineira. Percorremos 84km até o arraial - vila ainda não instalada de S. João
de Nepomuceno. A estrada para subir parte da serra do Macuco tem 2 ziguezagues
com plataformas. Tem 7 estações pequenas porém bem construídas conforme a
aparência. Vista muito bela assim como mato viçoso de Bicas para diante.
Descobre-se amplo vale fechado por altas montanhas, e perto de S. João avista-se
a alta serra do descoberto de contorno original. Grande número de quilômetros a
começar da Serraria passa a estrada por fazendas de café muito bem plantadas e
algumas com casas feitas com bom gosto. Há interrupção de terras tão boas para
voltarem estas. Vim conversando com o engenheiro Betim cuja direção inteligente
e ativa revela-se no modo porque a estrada foi construída e tendo trilhos de
aço, e com o desembargador Pedro de Alcântara Cerqueira Leite a cuja influência
se deve sobretudo a estrada que é de bitola de um metro. (...)"
Fonte: site Estações Ferroviárias do Brasil, de Ralfh
Mennucci Giesbrecht.
Marco Aurélio fez questão de destacar a foto acima, outro belo registro da cidade num ângulo inédito, que mostra um evento esportivo no campo de esportes do Liceu Operário (escola para filhos de ferroviários). Nela podemos ver o centro antigo de Bicas, destacando a área das oficinas; o belo e imponente prédio da então Câmara Distrital que assim funcionou até sua emancipação, quando o mesmo prédio se tornou sede da Prefeitura de Bicas e o também belo e imponente prédio do Grupo Escolar, vendo-se ao fundo a Igreja Matriz ainda sem sua torre, erguida em 1932. Foto cedida por Marco Aurélio Baptista da Silva Matos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário