domingo, 25 de setembro de 2022

A História em Fotos da Rua LUIZ FERRARI e da AVENIDA GOVERNADOR VALADARES - A RETA.

Acima, antigo e belíssimo registro fotográfico da Av. Gov. Valadares - a Reta - arborizada e ainda sem calçamento, nos áureos tempos da ferrovia. 
De se observar que a Rua Luiz Ferrari ainda não existia, bem como ainda não existiam casas na parte de baixo da linha férrea. Ao fundo, as centenárias palmeiras que hoje já não existem mais. Esta foto provavelmente deve sido tirada da torre do "Castelinho da Reta". Foto cedida por Sônia Lanini.



Acima, mais um belíssimo registro fotográfico da Av. Gov. Valadares ainda sem calçamento. Ao fundo, as centenárias palmeiras que hoje já não existem mais. Restauração fotográfica - Amarildo Mayrink. Foto de nosso acervo.



Acima, belíssimo registro fotográfico da abertura da Rua Luiz Ferrari, vendo-se o trem rumo ao Posto Telegráfico de Telhas e a Rochedo de Minas. Acima e à esquerda da linha férrea a Av. Gov. Valadares. 
 E lá estavam as centenárias e belas palmeiras ao fundo! Foto cedida por Douglas Ranna. 




Acima e abaixo, belíssimos registros fotográficos do "Castelinho da Reta" em dois tempos. Foto antiga cedida por Francisco Galil. Foto mais recente de nosso acervo.



Abaixo, outro belíssimo registro fotográfico da Av. Gov. Valadares vendo-se a construção do novo Parque de Exposições, ainda nos tempos da linha férrea e das centenárias palmeiras. Foto cedida por Douglas Ranna. 


À medida em que o "Centenário de nossa querida cidade de Bicas" se aproxima, torna-se mais emocionante resgatar a nossa história em fotos!

E a postagem de hoje vem em forma de agradecimento especial ao amigo Sávio Almeida, que estendo a todas e todos que acompanham e se encantam com o resgate histórico fotográfico de nossa página.

Então, a página “Bicas – História em Fotos” traz hoje a história em belíssimos registros fotográficos de duas das mais tradicionais ruas de nossa cidade – a Rua Luiz Ferrari e a Av. Governador Valadares – conhecida como a “Reta” ou a “Rua do Parque de Exposições” – ruas que correm paralelas e que, nos tempos dos trens da E. F. Leopoldina, tinha os trilhos da ferrovia entre elas.

A Av. Gov. Valadares é hoje a principal via de acesso à rodovia que liga nossa cidade a Rochedo de Minas e a São João Nepomuceno. Mas nem sempre foi assim, já que a primeira via de acesso a São João Nepomuceno foi por muitos anos a Rua Pres. Getúlio Vargas – Rua Quinze, passando por onde hoje está situado o Bairro Gilson Lamha.

Graças a sempre valiosa contribuição de muitas amigas e amigos, apresentamos as belíssimas e históricas fotos que passaram por um gratificante trabalho de restauração e hoje fazem parte de nosso acervo. Registros que mostram detalhes de antigas e belas arquiteturas, destacando aqui o famoso “Castelinho da Reta”, belíssimo imóvel situado bem no início da Rua Luiz Ferrari que resiste bravamente ao tempo.

Sobre o ilustre Luiz Ferrari, homenageado com o nome de uma Rua, vale a pena conferir sua belíssima história clicando no link abaixo:

http://otremexpresso.blogspot.com/2016/06/a-bela-historia-de-luiz-ferrari-um.html


Então... vamos fazer uma viajem no tempo!




Acima, a Av. Gov. Valadares, os fundos das casas da Rua Luiz Ferrari e algumas casas da Rua Dona Miquelina. Foto cedida por Oscar Alhadas. 



Acima, a limpeza do grande terreno com as belíssimas palmeiras, onde seria construído o novo Parque de Exposições. Foto de nosso acervo. 



Na seqüência abaixo, belíssimas e históricas fotos cedidas por Josete Fernandes, onde vemos sua "turminha de infância" na área onde seria aberta a Rua Luiz Ferrari. Logo acima, a Av. Gov. Valadares. Restauração fotográfica - Amarildo Mayrink.






Acima, mais um belíssimo registro fotográfico ainda nos tempos da ferrovia. Foto postada por Lúcia nas páginas de Bicas no facebook. 



Na seqüência abaixo, belíssimas e históricas fotos cedidas por Douglas Ranna, onde vemos a equipe da prefeitura nos trabalhos de abertura da Rua Luiz Ferrari e na retirada de uma barreira que obstruía a Av. Gov. Valadares na altura do Parque de Exposições.







Na seqüência abaixo, belíssimos registros fotográficos do "Castelinho da Reta" em vários tempos. 
A primeira e mais antiga foto cedida por Francisco Galil com restauração fotográfica de Amarildo Mayrink - as fotos mais recentes são de nosso acervo.





Abaixo, o Castelinho em registro do acervo de Jussara Lamha Braz.


Abaixo, o Castelinho e as crianças brincando na linha férrea em registro fotográfico do acervo de Vivien Piloni.


2 comentários:

  1. Parabéns Amarildo pelo belo trabalho!!!

    ResponderExcluir
  2. PARABÉNS AS FOTOS SÃO LINDÍSSIMAS. EXCELENTE TRABALHO.

    ResponderExcluir