Acima e abaixo, "Ontem & Hoje" de um dos mais belos registros fotográficos da Capela do Sagrado Coração de Jesus, foto apresentada por Antônio José Bastos.
Panorâmica do centro da cidade, vendo-se a Praça dos Aposentados e a giratória do Brasão no centro da foto.
Histórico das duas fotos acima - Há algum tempo
atrás o grande amigo Carlos Rezende me mostrou uma foto de família de enorme
valor histórico, especialmente para a nossa cidade, perguntando se seria
possível restaurá-la. Trata-se da celebração do casamento de seus tios Célia
Rezende e Armando Ramos na centenária Capela do Sagrado Coração de Jesus em
1920 – na época, capela particular localizada na propriedade do “Barão de Catas
Altas” – em que reuniu os grandes nomes da história de Bicas. Talvez o único registro
fotográfico em que aparecem juntos o Barão de Catas Altas, Coronel Souza,
Vicente Bianco e o Dep. Oliveira Souza.
Com a autorização do amigo Carlos Rezende apresento
a todos os amigos e amantes da história de nossa cidade o resultado do longo e
minucioso trabalho de restauração, verdadeiro “diamante histórico” de nossa
querida Bicas.
A Capela do Barão de Catas Altas.
A Paróquia São José de Bicas foi criada pelo Arcebispo de Mariana, no dia 21 de novembro de 1921, quando foi desmembrada da Paróquia do Divino Espírito Santo, de Guarará.
Entre as duas mais antigas igrejas da cidade estão a Matriz São José e a Capela do Sagrado Coração de Jesus - a Capela do Barão de Catas Altas - pequena igreja construída em 1900, que completou 110 anos de existência em 2000 sendo totalmente restaurada.
A Capela que foi erguida nos jardins do Barão de Catas Altas para cumprir uma promessa guarda antigas e belas imagens sacras, como o altar barroco entalhado em madeira e dedicado ao Sagrado Coração de Jesus (que lhe dá o nome), é uma referência do Município.
No entanto, a presença sacerdotal já existia no então Arraial das Taboas desde 1901. Nesta época, a vila era considerada curato, e por isto padres de outras localidades realizavam periodicamente a proclamação do evangelho.
“E tudo começou nos jardins do Barão...”
Padre Cássio Barbosa de Casto recordou os 110 anos de história de nossa pupila, que se perde neste abençoado aglomerado de Bicas, outrora, “Arraial das Taboas”.
Mas eis que surge uma pergunta: Quem foi o idealizador e efetivador deste projeto? Desta capela? Foi uma senhora, a filha do famoso “Barão de Catas Altas”. Conta-se que, há cento e dez anos, um dos netos do Barão esteve muito enfermo. Após muitas noites mal dormidas e muita agitação nas salas da casa grande, a tia do garoto fez uma promessa ao Sagrado Coração de Jesus, pedindo por sua cura. Subitamente o menino ficou bom e como pagamento pela promessa, foi erguida a Capela nos jardins do palacete, ainda no período em que a cidade denominava-se “Arraial das Taboas”.
Texto adaptado da homilia proferida pelo Padre Cássio Barbosa de Castro, durante a reinauguração da Capela do Sagrado Coração de Jesus e que teve como base de pesquisa o livro de Tombos da Paróquia de São José de Bicas.